22 de jan. de 2013

Make - Ordem de aplicação dos produtos

                                      


Não sabe a ordem de aplicação dos seus produtos de maquiagens? O CL te ensina:



Rosto
Corretivo -> Base -> Pó facial/ Pó compacto -> Blush

Olhos
Sombra -> Delineador/ Lápis contorno dos olhos -> Máscara para cílios (rímel) -> Lápis para sobrancelhas

Boca
Contorno labial -> Batom / Brilho labial

Sequência de aplicação dos produtos

Corretivo: disfarce perfeito para amenizar olheiras, sinais de nascença, acnes, manchas... Mas para conseguir isso, ele precisa ser um pouquinho mais claro que o tom natural de sua pele. Se ele for mais escuro vai realçar ainda mais tudo o que você está querendo esconder. Aplique-o antes da base. Para encobrir olheiras, aplique o corretivo em pequenos toques em toda a pálpebra superior e nos cantos internos dos olhos na pálpebra inferior, espalhando depois com batidinhas suaves com a ponta do dedo ou com uma esponja levemente umedecida com a própria base.
Dicas...
Corretivo demais destaca os sinais de envelhecimento. Se achar que é difícil espalhar, aplique-o sobre a base.

Base: É o elemento principal de qualquer maquiagem. É necessário que tenha uma textura fina, translúcida, uniforme e luminosa. A base deve ser no tom exato de sua pele. Só assim você consegue uma cor uniforme e, ao mesmo tempo, natural. Uma base muito escura deixa sua fisionomia muita pesada. Com os dedos coloque um pouquinho de base nos postos-chave: testa, nariz, maçãs do rosto, queixo e pescoço. Não se esqueça de aplicar também um pouquinho do produto nas pálpebras e nos lábios. Espalhe suavemente e dê batidinhas no rosto com uma esponja levemente umedecida.
Dicas...       
A cor da base deve ser escolhida de acordo com o tom do pescoço e não com a cor do pulso, como é habitualmente feito.

Pó Facial e Pó Compacto: A finalidade do pó facial é complementar a base, uniformizando a cor da pele, e fixar a base da maquiagem, dando acabamento, principalmente nas áreas do rosto com maior tendência para a oleosidade (zona “T”: queixo, nariz e testa). A oleosidade dificulta a fixação dos produtos, fazendo a maquiagem escorrer. Passe o pincel pelo produto e, depois, dê uma batidinha no dorso da mão, para retirar o excesso de pó das cerdas. Só então aplique em todo o rosto, e também no pescoço.  O pó compacto deve ser usado para retoques após algumas horas, para reduzir o excesso de oleosidade e reavivar a maquiagem, evitando-se aplicar ao redor dos olhos. 
Dicas...       
Cuidado com o pó compacto, que marca muito as pequenas rugas e linhas de expressão. Use-o só para pequenos retoques.

Blush: Aplicar o blush nas maçãs do rosto até as têmporas. Na maquiagem de todo o dia o blush deve ser aplicado em quantidades muito pequenas para aparentar leve e natural. É bom lembrar que além de colorir o rosto, o blush tem a função de corrigir e harmonizar os traços, principalmente em áreas do rosto que você queira aparentar mais magros ou reduzidos.
Dicas...       
Comece a aplicação a partir do meio das maçãs do rosto. Se você subir o traço em direção às têmporas vai deixar seu rosto mais “fino”. Um traço horizontal, ou seja, na altura das orelhas, alarga o rosto. Rosto redondo: aplique o blush bem junto às têmporas, na altura das costeletas.
Rosto comprido ou fino: blush junto às têmporas, no alto da testa e no queixo.
Rosto Oval: somente nas maçãs do rosto.
Rosto Quadrado: blush mais escuro nas têmporas e mais claro ou mais leve nas maçãs do rosto.
Escolha bem a tonalidade do blush. Não deve ser forte demais com relação a sua pele; prefira tons mais suaves e discretos e também não concentre muito a cor. É aconselhável que o blush e o batom sigam a mesma gama de cores. Em peles avermelhadas não é recomendado o uso do blush, mas se achar necessário procure tons neutros (marrons ou beges) e aplique somente nas laterais da face. Passe o pincel na testa (de leve), junto à raiz do cabelo, no pescoço e no queixo. Isso garante um resultado mais natural. Para deixar a cor da pele uniforme, alguns profissionais costumam finalizar a maquiagem com uma pincelada de blush em todo o rosto. Mas atenção: não se esqueça de retirar o excesso do produto no pincel, antes de proceder dessa maneira. Não exagere. O blush não deve ficar “marcado”. Sua função é apenas realçar o colorido natural da pele.

Sombras
Devem ser aplicadas com pincel adequado, esfumaçando bem desde a metade da pálpebra para fora, reforçando o traço na dobra da pálpebra. Com o pincel pode ser feito um traço rente à raiz dos cílios inferiores. As sombras podem ser utilizadas de, no máximo, três cores harmônicas (escura no canto externo da pálpebra, a intermediária no meio e no restante dos olhos, junto à sobrancelha deve ser aplicada à sombra mais clara que é a iluminadora).
Dicas...        
Sombras escuras, esfumaçadas na parte externa da pálpebra superior, aumentam os olhos. Sombra clara aplicada em toda a extensão da pálpebra disfarça os olhos inchados e saltados. Sombra bem mais clara na raiz das sobrancelhas dá luminosidade aos olhos. Tons claros são indicados para pálpebras caídas e podem também fazer o contorno dos olhos junto à raiz dos cílios. As sombras em creme podem ser usadas até dois tons, sendo o tom mais escuro na curvatura do globo ocular e a mais clara em todo o restante da pálpebra, inclusive junto à raiz da sobrancelha. Pode-se aplica-las suavemente com os dedos, de forma homogênea, fazendo um degrade. As sombras em forma de Duo lápis podem ser usadas: faça um traçado no contorno dos olhos junto à raiz dos cílios, esfumaçando suavemente com um pincel. Se preferir use na pálpebra superior junto à raiz da sobrancelha uma sombra iluminadora. Quando utilizar mais de um tom de sombra, evite aplicar o tom mais escuro no lado interno das pálpebras, a menos que seja maquiagem para orientais ou negras em que se quer dar uma melhor definição ao nariz e mais proximidade nos olhos separados. Passe a sombra primeiro com o pincel aplicador com ponta de espuma e utilize o pincel de cerdas para fazer o esfumaçado. Se preferir uma maquiagem mais simples e com dois tons, passe o tom mais escuro na curvatura do globo ocular fazendo movimentos contínuos e o tom mais claro aplique-o no restante da pálpebra, inclusive junto à raiz dos cílios. Misture os tons de forma a ficar homogênea. Sempre use um acabamento aos olhos como delineador ou lápis contorno de olhos. Em uma maquiagem você até pode ficar só com um dos dois, mas nunca somente com a sombra. Você já deve ter passado base nas pálpebras. Se ainda não fez isso, aplique uma leve camada. Essa é maneira de aumentar a fixação da sombra. A sombra escura duo deve ser aplicada na "bola" do olho (aquela parte mais “gordinha”). Comece a aplicação a partir da metade do olho (cores marcantes no canto interno deixam a fisionomia muito pesada). Em vez da esponja, use um pincel para espalhar as sombras mais escuras. O passo seguinte é esfumar. O pincel é que vai fazer esse trabalho. Esse truque serve para misturar as duas cores, evitando que ele fique muito marcado. Atenção: nunca aplique a sombra fora das pálpebras, na direção das têmporas. Se você tem os olhos fundos, não abuse de cores muito escuras. Preto e grafite acentuam ainda mais esse problema.  Dê preferência aos tons médios, como os rosas mais fechados ou os marrons. À noite vale arriscar sombras cintilantes. Mas, nesse caso, só os olhos devem brilhar. Por isso, seja discreta na hora de escolher o batom: prefira cores opacas e mais suaves.

Delineador líquido ou Lápis contorno de olhos
Aplicado traçando-se uma linha fina junto à raiz dos cílios. Durante o dia você pode usar o delineador com traços finos junto à raiz dos cílios, sem ultrapassar o canto dos olhos. 
Dicas...       
À noite, você pode usar delineador ou lápis, mas o primeiro dá um toque de glamour que vai muito bem a festas, jantares, e outros eventos. Para aplicá-lo, use o “truque do espelho” e faça os dois traços, exatamente do mesmo jeito. Quanto mais você inclinar o pincel, mais espesso fica o traço. Assim, se quiser um risco bem fininho, use o pincel na vertical. Alguns maquiadores preferem usar o lápis antes da sombra. Eles dizem que, assim, o resultado fica mais natural. Se você não tem muita prática, vale inverter essa ordem. Quando a sombra já está aplicada, o lápis desliza mais facilmente pelas pálpebras.
Dicas...       
Se você tem dificuldade na hora de passar o lápis, coloque um espelhinho apoiado em uma mesa e fique olhando para ele enquanto faz o traço. Desse jeito, é muito mais fácil. Depois, confira o resultado em um espelho grande e faça os retoques necessários. Primeiro faça um traço da metade do olho até o final; em seguida, você vai fazer outro risco, mais fino, do canto interno do olho até o ponto onde começou o primeiro.  Pode esfumaçar o lápis com um pincel suavemente. Se você tem os olhos grandes, faça os traços nas pálpebras superiores e inferiores, pelo lado de dentro dos cílios. Isso ajuda a diminuí-los. Caso contrário, só use lápis nas pálpebras superiores e pelo lado de fora. Lápis marrom é perfeito para loiras, ruivas e para quem tem a pele clara. O preto vai bem para morenas, negras e mulatas. Já os lápis coloridos estão super em alta e combina com qualquer cor de pele, vale apostar.

Máscara para cílios (Rímel)
Tem como finalidade dar volume e alongar os cílios. Deve ser aplicado acompanhando a forma natural dos cílios, no sentido da raiz para as pontas.
Dicas...       
O rímel finaliza a maquiagem dos olhos. Depois separe os cílios com um mini pente especialmente indicado para isso. Durante o dia, uma camada de rímel é suficiente. À noite, vale aumentar a dose, passando uma boa camada, separando os cílios e, depois, aplicando uma nova camada. Não se esqueça: rímel preto é coringa. O marrom também. Os coloridos estão super alta nesse verão, principalmente para o dia.

Sobrancelha
As sobrancelhas são importantíssimas em uma maquiagem, uma vez que dão maior expressividade ao olhar e disfarçam pálpebras caídas. É aconselhável que estejam bem contornadas, não precisando ser finas, mas sem aqueles “pelinhos” em excesso.

Olhos Pequenos: Evite sobrancelhas muito grossas
Olhos grandes: levemente arqueadas e mais grossas
Olhos caídos: deixe o arco superior mais alto, mas não exagere. Se passarem muito dos cantos externos dos olhos, depile.                                                                    
Olhos separados: para camuflar, reduza o espaço entre as sobrancelhas. O canto interno deve ser um pouco mais grosso que o externo. Traçado reto e muito pouco arqueado.
Olhos fundos e juntos: para disfarçar, deixe um espaço maior entre as sobrancelhas. Deixe o traço mais fino.

Lápis Contorno de Lábios

Tem a função de delimitar a área em que vai ser aplicado o batom, como também ajudar na fixação do mesmo.
Dicas...       
Primeiro aplique uma leve camada de base nos lábios. Isso ajuda a fixar o lápis e o batom, evitando que eles “escorram”. Quando for usar batons escuros o contorno não precisa aparecer. Para os batons mais claros, o contorno não deve ficar muito marcado. Depois de fazê-los, use um pincel para esfumar o traço em direção ao centro da boca. Se você tem os lábios finos faça o contorno pelo lado de fora. Já o traço pelo lado de dentro deixa lábios grossos mais delicados.

Batom
Tem que dar brilho, colorir e realçar, mas também pode modificar sutilmente o desenho dos lábios e corrigir pequenas imperfeições. Aplicado com pincel específico, além de durar mais, a cor fica mais intensa.
Dicas...       
Cubra os lábios cuidadosamente com o batom. Use um  pincel chato e estreito para fazer isso. Assim, o produto é aplicado de maneira uniforme e o resultado fica muito melhor. Para aumentar a fixação, em seguida, pressione um pedaço de papel absorvente contra os lábios para retirar o excesso. Depois, dê uma pincelada de pó. Para completar, aplique o batom mais uma vez. A cor do batom deve casar com o blush. À noite, vale passar um pouquinho de brilho no meio dos lábios inferiores para deixar a boca mais “cheia”. Importante: não faça isso se você tem lábios grandes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yoo cherry, espero ter gostado do post. Se quiser comentar, fique a vontade, mais antes siga estas regrinhas:

- Não aceito comentário "Seguindo, segue de volta?"
- Não fale palavrões.
- Criticas são bem vindas, desde de que sejam criticas objetivas.
- Deixe o seu blog, talvez eu queira vê-lo.
- Aceito tags e selinhos.

Espero que sigam as regras que são bem importantes.